O governador do Pará e candidato a reeleição pelo MDB, Helder Barbalho, lançou seu plano de governo ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O documento apresenta diversas medidas que o líder do executivo planeja realizar em seu novo mandato, entre elas, a criação de uma política estadual sobre mudanças climáticas, que irá se traduzir planos de ação em órgãos ligados ao meio ambiente, sustentabilidade, regularização fundiária, entre outros.
“(…) somos um dos estados que mais geram emprego e oportunidades. (…) Mas é preciso fazer muito mais. E este é o sentido de nossa candidatura e deste programa de Governo. Seguir em frente, conquistar muito mais, vencer os desafios que estão postos para a nossa população”, diz o documento.
Para consolidar a política estadual sobre mudanças climáticas, Helder propõe, se reeleito, o Plano Estadual Amazônia Agora, que inclui os seguintes pontos: Territórios Sustentáveis; Fundo da Amazônia Oriental; Política Estadual da Bioeconomia; Política Estadual de Restauração Ambiental; Política Estadual do Regulariza Pará; Sistema Estadual de Unidades de Conservação; Sistema Jurisdicional de REDD+ (Redução de Emissões de Desmatamento e Degradação Florestal, com conservação ambiental e incremento de estoque de carbono); Política Estadual de Incentivos/Pagamentos aos Serviços Ambientais.
Um dos principais pontos, que aparece 13 vezes no plano, é a bioeconomia. Helder pretende, se eleito, implementar um plano sobre o tema, entregar um Parque de Bioeconomia e Inovação em Belém, além de criar um espaço de inovação para financiar pesquisas entre os setores científico-tecnológicos, povos tradicionais, iniciativa privada, sociedade civil e poder público.
Direitos básicos
Em uma das propostas no campo da educação, o candidato propõe ampliar o número de escolas sob supervisão militar, com “atividades planejadas que compreendem o controle fora de sala, o auxílio na questão disciplinar e trabalho de prevenção às drogas e à violência”.
Já na saúde, Helder pretende concluir hospitais regionais em Tucuruí, Ourilândia do Norte, Oriximiná e Rio Maria, além de ampliar as estruturas dos hospitais regionais já existentes e concluir o Hospital do Leste, em Paragominas.
Ele propõe ainda a construção de centro de referência em cardiologia, cirurgia cardíaca e hemodinânica, o que seria o Hospital do Coração Estadual.
Na segurança pública, entre outras propostas estão a criação de “bases integradas fluviais” em Óbidos, Abaetetuba e Itaituba; implantar batalhões rurais e criar delegacias específicas de proteção animal.
No campo do transporte público, uma das propostas é concluir a implantação do sistema troncal metropolitano de Belém.
Meio ambiente e economia
O candidato do MDB pretende “promover desenvolvimento econômico, ambientalmente sustentável e socialmente justo” propondo “capacidade de articulação e coordenação entre instituições públicas, sociedade civil e setor empresarial.
Dentro do projeto “Amazônia Agora”, Helder implementar usinas de produção sustentável, desenvolver incentivos para quem protege a floresta e colabora para enfrentamento às mudanças globais do clima, ampliar o combate ao desmatamento nas áreas estaduais, aumentar a capacidade do Estado em regular a ocupação de terra, municipalizar a gestão ambiental.
Helder também pretende ampliar a implantação de sistema agroflorestais para recuperar áreas alteradas e integrar a lavroura, pecuária e floresta, também expandindo a concessão de florestas públicas para manejo florestal e recuperação de áreas degradadas.
Fonte: G1 Pará