Estão abertas inscrições para cursos de capacitação das empresas Meta, dona do Facebook, e a Amazon Web Services (AWS). São treinamentos com foco nas seguintes áreas: realidade aumentada, nuvem e marketing digital.
Em uma segunda etapa, os participantes poderão participar de um processo seletivo que vai distribuir 2 mil vagas em um curso gratuito de introdução à programação. Nessa fase, o programa chamado de Portal Tech vai priorizar mulheres, pessoas negras e pessoas da comunidade LGBTQIA+
Segundo as empresas, o objetivo é promover a diversidade, a equidade e a inclusão desses grupos no setor de tecnologia. As inscrições no Portal Tech podem ser feitas neste link.
Quais são os cursos oferecidos?
Na primeira fase do programa, a Meta e a AWS oferecem capacitações de algumas horas para dar uma introdução sobre os temas. As empresas oferecem os seguintes cursos:
- Realidade aumentada (7 horas): treinamento em Spark AR, ferramenta da Meta para criar efeitos como filtros de redes sociais;
- Computação em nuvem (4 horas): introdução sobre infraestrutura e características da Amazon Web Services oferecida pela Ka Solution, parceira da AWS;
- Marketing digital (cerca de 3 horas): dicas de como usar os serviços da Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) para expandir negócios.
Os cursos em realidade aumentada e marketing digital podem ser feitos no ritmo dos participantes por meio da plataforma de treinamentos da Meta. Já a introdução em computação na nuvem AWS será feita em uma sessão ao vivo no Zoom marcada para 20 de agosto, às 9h.
Os alunos que fizerem os cursos da primeira fase poderão se inscrever em um processo seletivo com as 2 mil vagas para o curso profissionalizante de programação. Neste caso, as aulas serão oferecidas pela escola profissional Proz Educação e terão quatro meses de duração.
As inscrições para o curso profissionalizante poderão ser feitas entre 1º de setembro e 31 de outubro.
Quem pode se candidatar?
Os treinamentos da Meta e da AWS podem ser feitos por qualquer pessoa. Para realizar a inscrição, basta acessar a página do Portal Tech neste link e clicar nos botões para o site de cada empresa.
A Meta, com os cursos de realidade aumentada e marketing digital, e a AWS, com o treinamento em computação em nuvem, esperam capacitar, cada uma, 25 mil pessoas até 2023.
O curso profissionalizante de programação destinará todas as vagas para quem tem mais de 18 anos e realizou o ensino médio em escola pública. A seleção vai priorizar mulheres, pessoas negras e da comunidade LGBTQIA+.
A Proz Educação oferece laboratórios de informática para quem não tem acesso a computador. Essa opção está disponível para quem mora em uma das cidades em que a escola tem unidades físicas ou parceiros.
Fonte: G1 Pará