Governo do Pará irá pagar R$ 500 para estudantes que retornarem as aulas presenciais na rede pública de ensino

Governo do Pará irá pagar R$ 500 para estudantes que retornarem as aulas presenciais na rede pública de ensino

O governador Helder Barbalho anunciou que a partir deste sábado (18), o governo do estado irá pagar o valor de R$ 500,00, em parcela única, para todos os alunos concluintes do 3º ano do Ensino Médio que retornarem as aulas presenciais na rede pública de ensino.

A iniciativa faz parte do “Programa Reencontro com a Escola”, lançado nesta última sexta-feira (16) que tem o objetivo de estimular o retorno as aulas presenciais. De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o investimento no programa será de R$ 108 milhões, pagos com recursos do Tesouro Estadual. Mais de 595 mil estudantes podem resgatar o benefício.

Neste sábado, o pagamento, em parcela única, será aos alunos concluintes do 3º ano do Ensino Médio. Os demais estudantes irão receber conforme calendário, a parcela única de R$ 100.

“Para incentivar os nossos alunos em sala de aula, o Governo do Estado vai dar uma ajuda financeira para cerca de 600 mil estudantes do ensino fundamental, médio e técnico, vinculados à Seduc ou Sectet. Portanto, a partir deste sábado (18), o aluno que estiver concluindo o Ensino Médio, já pode ir até uma agência do Banpará e receber este benefício. Com esta iniciativa, nós reafirmamos o compromisso com toda a comunidade escolar e construímos uma grande união, em favor da educação pública paraense”, frisou Helder Barbalho.

Para alunos maiores de 18 anos, o pagamento do auxílio será efetuado mediante a apresentação de uma declaração emitida no site da Seduc, a partir desta sexta-feira (17); um documento oficial com foto (RG, Carteira de Trabalho ou Carteira de Habilitação); além do comprovante de vacinação (para quem tiver acima 12 anos). Já para os estudantes com idades inferiores a 18 anos, os pais ou responsáveis devem acrescentar o seu CPF durante a emissão do comprovante no site da Seduc e apresentá-lo durante o saque.

“Será utilizado como critério de avaliação o aluno que tenha frequentado regularmente as nossas escolas de maneira presencial. Neste sentido, esperamos que a comunidade escolar possa, através do site da Seduc, estabelecer o seu compromisso com a matrícula para o ano que vem, uma vez que o período letivo de 2021 será concluído em 18 de fevereiro de 2022”, complementou Elieth de Fátima Braga, secretária de Estado de Educação.

É importante ressaltar que esta iniciativa do Executivo Estadual foi analisada pela Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa) e aprovada em primeiro turno durante a última sessão parlamentar deste ano, nesta segunda-feira (14).

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu