Fatos sobre a escola Nelson Mandela inaugurada em Parauapebas

Fatos sobre a escola Nelson Mandela inaugurada em Parauapebas

A Escola Nelson Mandela, inaugurada recentemente pela Prefeitura Municipal de Parauapebas, é sem dúvida uma importante instituição de ensino que vai de encontro com as necessidades do bairro Tropical e adjacências. No entanto, mesmo com capacidade para atender 1400 estudantes, ela não será o suficiente para contemplar a real necessidade da comunidade.

Quando a escola foi pensada em 2014, gestão do então prefeito Walmir Mariano, o projeto teve o foco de atender as demandas dos bairros Tropical, Ipiranga, Vale do Sol, Casas Populares e Habitar Feliz. Infelizmente a construção da escola tinha em mente dar assistência para a realidade de Parauapebas em 2014, que é totalmente diferente em 2019. Em 2014 a demanda de alunos era de cerca de 600 estudantes. Mas a atual realidade é uma capacidade insuficiente para a educação de Parauapebas, já que são estimados 1800 alunos que precisam se matricular nesta instituição.

Em 2014 Parauapebas tinha pouco mais de 183 mil habitantes, de acordo com dados do IBGE. Já para este ano, as projeções são de uma população de cerca de 207.122 mil pessoas, aumentando em mais de 20 mil em apenas 5 anos.

Esse crescimento é fruto principalmente da ocupação desordenada da população, principalmente em bairros periféricos. Bairros como Tropical e adjacências mal existiam há 10 anos, mas cresceram rapidamente e se tornaram uma alta demanda para a administração pública do município.

ESPERANÇA

Felizmente algumas ações da atual gestão do prefeito Darci Lermen já estão visando a solução desta problemática. O portal Zero94 obteve informações extraoficiais de que em breve, a Secretaria Municipal de Educação (Semed) irá providenciar outro local e garantir transporte para todos os alunos excedentes da escola Nelson Mandela. A disponibilização do novo prédio já está em andamento e em breve será informada para toda a população.

É visível que a atual gestão está dando um foco bastante atencioso na área da educação.  Na parte da alimentação, por exemplo, todas as 68 escolas do município recebem refeições diariamente. São mais de 64 mil refeições, todas criadas de forma balanceada para garantir a nutrição dos estudantes.

Darci Lermen, que já foi professor, sabe da importância da pauta na educação, por isso já reafirmou o compromisso de reformar 43 escolas no município. São ações necessárias para dar destino aos estudantes milhares de estudantes que não param de crescer em Parauapebas.  

Fechar Menu