Nesta sexta-feira, 5, a previsão climática em Belém foi a mesma dos últimos dias: manhã cinzenta, céu fechado sem sol com chuvas e trovoadas a qualquer hora do dia. A combinação de chuvas e maré alta tem causado muitos transtornos na região Metropolitana. Nesta semana vários canais transbordaram e ruas ficaram inundadas, tanto na periferia como no centro da cidade.
Nos últimos boletins as águas chegaram a atingir 3.3 metros. As ruas próximas a canais foram as mais atingidas e vários motoristas tiveram que deixar os carros paralisados, já que em muitos trechos era impossível de atravessar sem causar danos aos veículos.
Em alguns bairros como na Terra Firme e Reduto, algumas ruas ficaram debaixo da água. Muitos moradores ficaram ilhados e impossibilitados de saírem das próprias casas.
Outro dano que as fortes chuvas e alagamentos tem causado na cidade é no setor imobiliário. Com as enchentes em diversos bairros fica mais difícil vender ou alugar qualquer imóvel, causando desvalorização e obrigando os vendedores a baixar o preço da residência.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saneamento de Belém, os principais pontos de alagamento em áreas baixas da cidade que recebem influencias dos canais.
Fonte: Bom dia Pará