Apenas dois dias após a Polícia Federal confiscar 23 mil toneladas de manganês extraído ilegalmente do Pará, outra grande quantidade do minério foi descoberta. Desta vez, em Barcarena, na região nordeste do Estado, onde aproximadamente 30 mil toneladas de manganês sem documentação foram encontradas em um porto clandestino.
A operação de apreensão, realizada pela Polícia Federal na última sexta-feira, dia 7, envolveu agentes do Grupo de Policiamento Marítimo (Gepom/PF) e do Ibama, que encontraram montanhas do minério em um sítio onde operava um porto clandestino.
A Delegacia de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente foi acionada para dar continuidade às investigações. Um inquérito foi iniciado para determinar a origem do minério e seu destino planejado.
O manganês permanecerá no local onde foi encontrado, sob a responsabilidade do proprietário do terreno, aguardando uma decisão judicial sobre seu destino.
Até o momento, não está claro se este caso está relacionado ao incidente registrado na quarta-feira anterior, quando 23 mil toneladas de minério foram apreendidas em um porto na cidade de São Luís (MA).
A carga, avaliada em R$ 30 milhões, estava destinada à exportação para a China. O minério foi extraído ilegalmente do município de Marabá, no sudeste do Pará, e transportado para a capital maranhense por via ferroviária.