De acordo com dados da Junta Comercial do Pará (Jucepa), divulgadas nesta segunda-feira, 22, neste ano 30 mil novas empresas foram abertas no Pará. O número ultrapassa em 10 mil o valor registrado no mesmo período do ano passado.
A Jucepa ainda confirma que a quantidade de atividades econômicas abertas é maior do que a de empresas fechadas. Para a presidente do Órgão, Cilene Sabino, o volume de empreendimento abertos neste semestre é um saldo muito positivo, pois, “novas empresas geram mais emprego e renda para o estado”.
Uma das plataformas que tem auxiliado na abertura de novas oportunidades de negócios é a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim). A Jucepa afirma que continua modernizando o sistema, onde a plataforma incorpora etapas de abertura, alteração e baixa de empresas.
No município de Benevides, região metropolitana de Belém a abertura de uma nova empresa pode ser feia em até 24h, graças a um sistema integrado com a prefeitura municipal, que desburocratiza os processos de licenciamento. Através de um portal online, o empreendedor pode acompanhar os licenciamentos de maneira prática e intuitiva.
Fonte: G1 Pará