Se inicia nesta quinta-feira (3) a Semana Brasil, uma programação do Governo Federal que irá proporcionar descontos e preços promocionais no comércio e serviços de todo o país. Esta será a 2ª edição do evento, que tem o objetivo de impulsionar as vendas do varejo no mês de comemoração a independência do Brasil.
Com descontos de até 70%, a ação reúne lojas de diferentes setores, como alimentação, roupas, brinquedos, eletrônicos e eletrodomésticos.
Mas parece que em Belém a Semana Brasil ainda é desconhecida. Nesta quarta (2), faltando um dia para a programação, a maior parte do centro comercial ainda se encontrava descaracterizada, sem as cores verde e amarela da campanha.
O comerciante Celinor Silva, de 38 anos, mantém quatro lojas no comércio, com venda de confecções em geral. Ele explica que acha importante uma programação promocional em setembro, no entanto, desconhece a Semana Brasil. “Nós não estamos sabendo, mas seria legal e uma forma de incentivar as pessoas comprarem mais. Os clientes adoram ofertas, isso é fato. Quando tem placa, a loja, pelo menos, fica mais cheia”, afirmou.
Ofertas
Mas alguns comerciantes estão mais preparados. É o caso da Antônio Grelo Cabral, que possui uma papelaria na Vileta, no bairro do Marco. Em setembro, temos um hiato de programação no varejo e a Semana do Brasil vem preencher essa lacuna. Não tem como fazer alguma comparação de faturamento. Podemos dizer que em 2019, o evento deu uma motivada nas vendas. Este ano, estamos esperando a mesma situação”, informou.
A papelaria pretende remarcar as etiquetas de produtos de artesanato, material escolar e de papelaria. Este ano, os descontos na loja devem variar de 10% a 40%. O percentual vai depender do item e do valor dele. “A semana é uma forma de impulsionar as vendas. Considero muito importante para todo o comércio”, avaliou.
Lojistas
O Sindicato dos Lojistas do Comércio de Belém (Sindiloja), assim como outras entidades empresariais, aderiu à programação, na capital. Segundo o presidente da entidade, Joy Colares, a data alia o espírito patriótico de 7 de Setembro com o crescimento do varejo. Ele garante que o Sindicato divulgou o período aos seus associados. “Desde o ano passado, estamos com esta campanha. No site do Sindiloja há todas as informações. Elas também foram divulgadas pela entidade”, comenta.
Colares acredita que, a partir desta quinta-feira (3), o comércio passe a aderir à Semana Brasil. “As pessoas ainda estão se preparando. Esta campanha é uma forma de exercer o patriotismo. O brasileiro adotou o Black Friday, uma tradição americana que se tornou popular no país através do comércio eletrônico”, lembrou Colares. “É uma forma de incentivar o consumo. Não sabemos o quanto isso pode impactar no faturamento, ainda é cedo para darmos indicadores”, completou Colares.
Fonte: Oliberal