18 trabalhadores são resgatados de trabalho análogo à escravidão no sudoeste do Pará

18 trabalhadores são resgatados de trabalho análogo à escravidão no sudoeste do Pará

18 trabalhadores foram encontrados em situação análoga à escravidão no município de Uruará, sudoeste do Pará. Uma operação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel (GEFM), realizada entre os dias 10 e 19 de setembro, encontrou os trabalhadores sem água para beber ou para higiene, sem segurança e alojados próximo a substâncias inflamáveis.

O responsável pela operação, auditor-fiscal André Dourado, afirmou que em uma das fazendas foram encontrados oito trabalhadores, desses, sete ficavam alojados em barracos de lona e trabalhavam na derrubada de mata nativa para formação de pastagem.

Em uma segunda fazenda os agentes do GEFM encontraram dez trabalhadores em atividades de roço de pasto, aplicação de herbicidas e manejo de gado. Cinco estavam alojados em sistema de moradia coletiva de famílias e os demais divididos em dois barracos de lona, em regiões de difícil acesso no interior da fazenda.

Questionado sobre as condições de trabalho, o empregador reconheceu os vínculos de emprego e pagou as verbas rescisórias. Os auditores também firmaram um TAC com o responsável, com diversas obrigações que se não forem cumpridas podem gerar multa ao empregador.

Após o flagrante, os auditores emitiram guias de Seguro Desemprego Especial para os 18 trabalhadores resgatados, garantindo o recebimento de três parcelas no valor de um salário mínimo cada. Eles foram encaminhados para órgãos assistenciais de acolhimento.

Fonte: G1 Pará

Fechar Menu