Um projeto que possui 35 salas e com capacidade para atender até 300 pessoas por mês. Esse é o ParáPaz de Parauapebas, sudeste do estado, que foi inaugurado na tarde desta terça-feira, 19, com a presença do governador do Pará, Helder Barbalho e o prefeito do município, Darci Lermen,
O ParáPaz tem agora a sua primeira unidade em Parauapebas, que irá atender exclusivamente mulheres, crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. A ideia é que um corpo de vários órgãos, entre municipais e estaduais, estejam presentes em um único espaço para acolher a vítima.
Além do ParáPaz, o novo espaço vai contar com serviços da Delegacia da Mulher (Deam) e Instituto Médico Legal (IML), oferecendo acolhimento desde a coleta de depoimentos a encaminhamentos para atendimento médico, policial e pericial.
De acordo com o governador, a atuação de diversos órgãos integrados irá servir de maneira mais eficiente para a população. “Parauapebas é um município com crescimento extraordinário, por isso é preciso investir na construção social para que esse crescimento seja com sustentabilidade”, disse o governador.
O prefeito da cidade, Darci Lermen, lembrou que as obras estavam paradas desde 2014 e contou com investimento do Estado para serem finalizadas. “A nova unidade do Parapaz é mais do que tijolo e cimento, é um espaço humano”, afirmou Darci.
Fonte: Agência Pará