A 1ª etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 movimentou as escolas de todo o Pará neste domingo (2). Em Belém, 70% das escolas da rede estadual, entre públicas e privadas, receberam candidatos inscritos no Exame.
Na rede estadual de ensino, cerca de 30% dos alunos matriculados no 3° ano do ensino médio estão aptos a fazer a prova. Na Escola Estadual Ulysses Guimarães, no Bairro de Nazaré, os candidatos começaram a chegar antes da abertura do portão. A estudante Ana Clara de Oliveira, 17 anos, afirmou que essa é a terceira vez que faz a prova e que está mais confiante neste ano. O lado emocional fica muito abalado, mas estou consciente de que estudei e estou preparada para a prova”.
Suporte – A expectativa da prova também foi dividida com os pais que acompanharam os filhos aos locais de prova. Renan Pinheiro, 18 anos, faz cursinho em uma escola particular e chegou acompanhado do pai, Márcio Pinheiro. “Na primeira prova foquei em exatas, e agora reforcei a área de humanas e a redação. Acho que dessa vez estou mais preparado”, garantiu o estudante. O pai, que também é professor, disse que a família vive um momento de grande expectativa. “Fiz questão de trazê-lo para dar um suporte e passar confiança até o último momento”, declarou.
O abraço e o desejo de boa sorte são sempre bem-vindos em momentos de tensão, como o Enem. Foi nesse clima que a doméstica Rose Araújo, 46 anos, se despediu da filha, Raquel Araújo, 17, antes de ela entrar para fazer a prova. “Minha filha é muito estudiosa. Se ela passar vai ser um grande orgulho”, garantiu Rose Araújo.
Para a maioria dos candidatos a redação foi novamente o maior desafio na 1ª etapa do Enem. O tema “Democratização do acesso ao cinema no Brasil” pegou a maioria de surpresa. O aluno da Escola Estadual Raimundo Martins Viana, Jhon Wiycklaff, 17 anos, foi um dos primeiros a deixar o local de prova, informando que esperava por outros temas e teve dificuldades para iniciar a prova. “As questões estavam boas, mas me enrolei na hora de elaborar a Redação pelo meu desconhecimento do tema”, disse o estudante.
Fonte: Agência Pará